Finalizando o primeiro ciclo
O primeiro passo de muitos que estão por vir
Como diz Heráclito "Nenhum homem pode entrar duas vezes no mesmo rio". Tomando como base esta metáfora do filósofo grego, reflito sobre minha trajetória na disciplina de Tecnologias Digitais no Ensino (TDE). Apesar de considerar que poderia ter me esforçado bem mais para atingir os objetivos de atividades da disciplina, percebo que a Larissa do início da disciplina não é a mesma que a finaliza. Foram muitas experiências de leituras, atividades e interações entre colegas e o professor; inúmeras aprendizagens e diferentes formas de pensar foram sendo construídas nesse caminho que foi trilhado.
Trago mais uma vez essa imagem por ela representar de maneira muito assertiva esse trajeto inicial: o cansaço que surge entre um estudo e outro, uma leitura e outra, na feitura de uma atividade, no exercício de pensar fora da caixinha, na melhoria de habilidades enquanto pesquisador(a), na incerteza que caminha lado a lado de cada passo dado, na resistência para não desistir, no desânimo que nos atravessa muitas vezes no percurso. Por outro lado, a certeza de um sonho e do primeiro passo (segundo, terceiro...) para alcançá-lo, tudo o que foi conquistado, mesmo que em detalhes que parecem mínimos: o entendimento de um texto denso como o de Pinto (2008) trazendo um aprofundamento necessário sobre o que é Tecnologia, a leitura de Levy com a cibercultura, a sensibilidade de Luckesi (2014) no conceito de ludicidade indo além do que atividades que remetem a brincadeira; a compreensão acerca da sociedade em rede com Castells (2007); Pimentel com suas contribuições sobre a cultura digital, como as crianças aprendem nesse contexto de tecnologias digitais, como interação e interatividade se aproximam e se distanciam, que me concedeu um bom alicerce para meu artigo, dentre tantas outras leituras realizadas.
Penso que a experiência com a disciplina me fez perceber o quanto preciso amadurecer em minha trajetória como pesquisadora. Um dos pontos que mais foi produtivo para mim, em particular, foi a proposta de dialogar os autores lidos na escrita, fazer com eles conversassem, mesmo que em discordâncias. Acredito que o que tornou o percurso um tanto cansativo foi a quantidade de textos para leitura, em paralelo com a escrita do artigo e com as atividades dos PBLs. Mas entendo também a necessidade de todas as leituras realizadas para que pudéssemos compreender o fundamento da disciplina proposta.
Quanto ao professor Pimentel, agradeço pelas contribuições significativas durante a disciplina. Sempre buscou nos mostrar como que de fato se faz pesquisa, a necessidade de refinar o olhar e as reflexões...
Por fim, agradeço mais uma vez pela parceria de todos os colegas e professor. Seguimos!


Comentários
Postar um comentário