Finalizando o primeiro ciclo
O primeiro passo de muitos que estão por vir Como diz Heráclito "Nenhum homem pode entrar duas vezes no mesmo rio". Tomando como base esta metáfora do filósofo grego, reflito sobre minha trajetória na disciplina de Tecnologias Digitais no Ensino (TDE). Apesar de considerar que poderia ter me esforçado bem mais para atingir os objetivos de atividades da disciplina, percebo que a Larissa do início da disciplina não é a mesma que a finaliza. Foram muitas experiências de leituras, atividades e interações entre colegas e o professor; inúmeras aprendizagens e diferentes formas de pensar foram sendo construídas nesse caminho que foi trilhado. Trago mais uma vez essa imagem por ela representar de maneira muito assertiva esse trajeto inicial: o cansaço que surge entre um estudo e outro, uma leitura e outra, na feitura de uma atividade, no exercício de pensar fora da caixinha, na melhoria de habilidades enquanto pesquisador(a), na incerteza que caminha lado a lad...