Postagens

Mostrando postagens de junho, 2026

Finalizando o primeiro ciclo

Imagem
 O primeiro passo de muitos que estão por vir     Como diz Heráclito "Nenhum homem pode entrar duas vezes no mesmo rio". Tomando como base esta metáfora do filósofo grego, reflito sobre minha trajetória na disciplina de Tecnologias Digitais no Ensino (TDE). Apesar de considerar que poderia ter me esforçado bem mais para atingir os objetivos de atividades da disciplina, percebo que a Larissa do início da disciplina não é a mesma que a finaliza. Foram muitas experiências de leituras, atividades e interações entre colegas e o professor; inúmeras aprendizagens e diferentes formas de pensar foram sendo construídas nesse caminho que foi trilhado.     Trago mais uma vez essa imagem por ela representar de maneira muito assertiva esse trajeto inicial: o cansaço que surge entre um estudo e outro, uma leitura e outra, na feitura de uma atividade, no exercício de pensar fora da caixinha, na melhoria de habilidades enquanto pesquisador(a), na incerteza que caminha lado a lad...

Entre escritas e reescritas

Imagem
 O MOTIVO DO SUMIÇO     Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?     As duas últimas semanas sem aulas presenciais foram intensas. Passei noites em claro escrevendo e reescrevendo o artigo para publicação. Entre idas e vindas, reuniões com minha parceira de escrita e meu orientador, para que o artigo chegasse em sua versão final, muitos caminhos foram percorridos. Muitas leituras!! A sensação de que a escrita acadêmica não era para mim bateu forte em muitos momentos. Mas chegamos ao fim e conseguimos, ao meu ver, fazer um belo trabalho alinhado com tudo o que eu tinha pensado e evidenciando muito mais do que a confirmação de hipóteses.          A experiência no primeiro semestre como mestranda foi muito desafiadora para mim. A quantidade de leituras, a necessidade de aprimorar minhas habilidades enquanto leitora crítica, pesquisadora, de conseguir melhorar a habilidade de sintetizar, organizar ideias, conversar com autores da minha e de outra á...